Ajuda da pesquisa do Portal
Pesquisa básica.
A pesquisa básica permite procurar os conteúdos do Portal que contenham uma ou mais palavras.
A. Procurar por palavra(s)Digite a(s) palavra(s) que quer encontrar nos conteúdos do Portal.
Este campo é de preenchimento obrigatório. Para fazer uma pesquisa, tem que escrever pelo menos uma palavra.
B. Botão PesquisarClique este botão para efetuar uma pesquisa, e encontrar os conteúdos que contêm as palavras que digitou.
C. Pesquisa avançadaClique nesta ligação (link) para ir para a página da pesquisa avançada do Portal.
A pesquisa retornará uma lista de resultados, com os conteúdos do Portal que contêm TODAS as palavras que procura, qualquer que seja a ORDEM ou a POSIÇÂO em que ocorram no conteúdo.
Exemplo:
se procurar importações Serviços encontra um conteúdo que contenha Exportações e Importações de Bens e Serviços .
Exemplo:
se procurar serviços Importações obterá exatamente os mesmos resultados.
Para além do que aqui foi enunciado, aplicam-se adicionalmente e com caráter de primazia, as regras enunciadas na secção: Regras da pesquisa para procura por palavra(s)
Pesquisa avançada.
A pesquisa avançada permite procurar conteúdos do Portal, segundo vários critérios de pesquisa.
D. Procurar por palavra(s)Pode procurar os conteúdos que contenham uma ou mais palavra(s).
E. Modo de procurar a(s) palavra(s)Pode escolher um de três modos para procurar as palavras nos conteúdos:
Todas as palavras - procurar os conteúdos que contêm TODAS as palavras que procura, qualquer que seja a ORDEM ou a POSIÇÂO em que ocorram num conteúdo (o modo que é usado pela pesquisa básica).
Frase exata - procurar os conteúdos que contêm a EXATA SEQUÊNCIA de TODAS as palavras que procura.
Qualquer uma das palavras - procurar os conteúdos que contêm PELO MENOS UMA das palavras que procura.
F. Procurar por data de publicaçãoPode procurar conteúdos pela respetiva data de publicação.
de - procurar os conteúdos que foram publicados a partir desta data (inclusive).
a - procurar os conteúdos que foram publicados até esta data (inclusive).
O uso deste critério de pesquisa tem limitações (veja nota abaixo).
G. Procurar por temaPode procurar conteúdos que tenham uma dada classificação temática de difusão.
O uso deste critério de pesquisa tem limitações (veja nota abaixo).
H. Procurar por áreaPode procurar conteúdos que pertençam a uma ou mais áreas de difusão.
I. Ajuda da pesquisaClique este botão para ir para a página da ajuda da pesquisa (este documento).
J. Botão PesquisarClique este botão para efetuar uma pesquisa, e encontrar os conteúdos que verificam os critérios de pesquisa que escolheu.
Qualquer dos critérios de pesquisa é facultativo.
Pode fazer uma pesquisa usando mais do que um critério em simultâneo. Nesse caso, a pesquisa fará a conjunção (operador lógico E) de todos eles, e retornará uma lista de resultados com os conteúdos que verificam em simultâneo TODOS os critérios de pesquisa que usou.
Nota: Limitações dos critérios de pesquisa.
Os atributos: data de publicação e classificação temática de difusão , não se aplicam a todos os conteúdos do Portal.
Consequentemente, os critérios de pesquisa: Procurar por data de publicação e Procurar por tema também não se aplicam à totalidade dos conteúdos. Isto significa que, p.ex., uma pesquisa que use o critério Procurar por data de publicação, apenas procurará nos conteúdos aos quais o atributo data de publicação se aplica.
Para além do que aqui foi enunciado, aplicam-se adicionalmente e com caráter de primazia, as regras enunciadas na secção: Regras da pesquisa para procura por palavra(s).
Exemplos:
Para procurar os conteúdos que contenham ambas as palavras exportações e serviços :
no campo D digite: exportações serviços
no campo E escolha a opção: Todas as palavras
Encontrará p.ex. as ocorrências de as Exportações e Importações de serviços em ou componente de serviços nas exportações em .
Se procurar Serviços Exportações obterá exatamente os mesmos resultados.
Para procurar os conteúdos que contenham a sequência de palavras índice de preços apresentou :
no campo D digite: índice de preços apresentou
no campo E escolha a opção: Frase exata
Encontrará p.ex. as ocorrências de o Índice de Preços apresentou uma variação , mas não encontrará as ocorrências de o índice de preços manteve .
Para procurar os conteúdos que contenham a palavra custos ou a palavra negócios :
no campo D digite: negócios custos
no campo E escolha a opção: Qualquer uma das palavras
Encontrará p.ex. as ocorrências de Índice de Custos de Construção ou Volume de Negócios no Comércio .
Para procurar as Bases de dados que contenham a frase poder de compra per capita :
no campo D digite: poder de compra per capita
no campo E escolha a opção: Frase exata
no campo H selecione a área: Base de dados
Para limitar os resultados encontrados no exemplo anterior, às Bases de dados classificadas no tema Condições de vida e cidadania :
adicionalmente no campo G selecione o tema: Condições de vida e cidadania
Para procurar os Destaques e as Publicações publicados desde o início do ano de 2007 que contenham ambas as palavras habitação e comércio :
no campo D digite: habitação comércio
no campo E escolha a opção: Todas as palavras
no campo F de (data inicial) digite: 01-01-2007 (ou alternativamente, clique no botão à direita deste campo, para abrir uma janela com um calendário, no qual pode escolher a data inicial)
no campo H selecione as áreas: Destaques e Publicações
Para procurar as Publicações publicadas nos anos de 2004 a 2006 cuja classificação temática é Ambiente :
no campo F de (data inicial) digite: 01-01-2004
no campo F a (data final) digite: 31-12-2006
(alternativamente, clique no botão à direita de cada campo, para abrir uma janela com um calendário, no qual pode escolher a correspondente data)
no campo G selecione o tema: Ambiente
no campo H selecione a área: Publicações
Para alargar o exemplo anterior, e incluir todas as Publicações publicadas anteriormente:
no campo F de (data inicial): limpe o valor digitado
Regras da pesquisa para procura por palavra(s).
O nº de espaços em branco entre as palavras que procura, não é significativo
Separar as palavras por um espaço ou por mais, retorna exatamente os mesmos resultados.
A pesquisa não diferencia maiúsculas e minúsculas.
Exemplo:
se procurar Indicador de Clima ou indicador DE cLIMA obterá exatamente os mesmos resultados.
A pesquisa não diferencia palavras acentuadas e palavras não acentuadas.
Isto é, os diacríticos (cedilhas, acentuados, til, etc.) não são significativos.
Exemplo:
se procurar habitacao ou habitação obterá exatamente os mesmos resultados.
A pesquisa considera que uma palavra procurada pode conter os seguintes carateres: alfanuméricos - ' (i.e. letras, números, hífen, plica).
Todos os restantes carateres atuam como separador entre palavras, e são ignorados.
Exemplo:
se procurar designação social,da empresa/entidade ou designação social da empresa entidade obterá exatamente os mesmos resultados.
Os carateres hífen e plica, destinam-se a ter em conta palavras tais como: Paço D'arcos e geo-referenciação.
Estes 2 carateres não atuam como separador entre palavras, e não são significativos quando ocorrem no meio duma palavra.
Exemplo:
se procurar geo-referenciação ou georeferenciação obterá exatamente os mesmos resultados (i.e. encontrará conteúdos que contenham quer geo-referenciação quer georeferenciação).
A pesquisa ignora algumas das palavras mais comuns - usualmente designadas pelo termo técnico stopwords - (p.ex.: a, com, de, e, ele, em, no, entre outras). As regras que a pesquisa usa para as stopwords são:
Se uma pesquisa apenas contiver stopwords, então não será encontrado qualquer resultado.
Exemplo: se procurar a ele não obterá qualquer resultado (a e ele são ambas stopwords).
Nos modos de procurar palavras Todas as palavras e Qualquer uma das palavras as stopwords são completamente ignoradas.
Exemplo: procurar poder de compra em ou poder compra são pesquisas equivalentes e obtêm exatamente os mesmos resultados.
No modo de procurar palavras Frase exata uma stopword "vale" uma (e uma só) palavra qualquer.
Exemplo: procurar poder de compra encontra os conteúdos que contenham poder seguida de qualquer palavra seguida de compra.
Nota: neste último modo, uma stopword equivale apenas a UMA E UMA SÓ palavra qualquer (e não ZERO, nem 2 OU MAIS palavras); Assim, procurar poder de compra não é equivalente a procurar poder compra nem poder com a compra .
Para alguns casos especiais: siglas, abreviaturas, termos que possuam uma designação oficial/preferencial, etc., a pesquisa acrescentará termos ou expressões, às palavras que procura.
Exemplos:
se procurar BP será acrescentada a expressão Banco de Portugal às palavras procuradas.
se procurar inflação será acrescentada a expressão índice de preços no consumidor às palavras procuradas.
Os termos ou expressões que forem acrescentados pela pesquisa, são mostrados na página dos resultados da pesquisa.
Resultados da pesquisa.
A lista dos resultados encontrados numa pesquisa está dividida em páginas, sendo mostrada uma página de cada vez.
Apresenta-se a seguir, um exemplo duma página de resultados da pesquisa e a sua descrição sucinta.
Os resultados duma pesquisa são apresentados pela seguinte ordem:
em 1º lugar (com a maior primazia): pela área de difusão dos resultados;
em 2º lugar: em que parte do resultado foram encontradas as palavras procuradas. Os conteúdos que contêm as palavras procuradas no título ou subtítulo, precedem todos os restantes (os que contêm as palavras procuradas sem ser no título ou subtítulo);
em 3º lugar: pela data de publicação dos resultados;
em 4º lugar (a menor primazia): pela "pontuação textual " dos resultados; Uma explicação rigorosa deste conceito exige uma descrição extensa que excede o âmbito deste documento; Dito duma forma simples, mede a relevância dum resultado, face às palavras procuradas; Ilustrando com o exemplo mais simplista: um conteúdo com muitas ocorrências das palavras procuradas, tem maior "pontuação textual " do que outro conteúdo com menos ocorrências.
K. Será que quis dizerAlgumas das palavras que procurou poderão não ocorrer em nenhum dos conteúdos do Portal.
Para cada uma delas, a pesquisa tentará encontrar uma boa alternativa (entre as palavras mais semelhantes que existam em todos os conteúdos), e apresentar-lhe-á uma sugestão de pesquisa com as alternativas encontradas.
Se desejar procurar as palavras sugeridas, clique na ligação (link) da sugestão.
L. Nº de resultados encontrados e tempo gasto na pesquisaMostra o nº total de resultados encontrados, e a respetiva distribuição pelas áreas de difusão.
Para cada área existe uma ligação (link). Clique nessa ligação, para ver o subconjunto dos resultados que pertencem a essa área.
M. Termos preferenciais utilizados adicionalmentePara alguns casos especiais: siglas, abreviaturas, termos que possuam uma designação oficial/preferencial, etc., a pesquisa acrescenta termos ou expressões, às palavras que procurou.
Esta lista mostra para cada um desses casos, os termos ou expressões que foram acrescentados pela pesquisa.
N. Linha de cabeçalho duma área de difusãoOs resultados duma pesquisa estão agrupados pela área de difusão a que pertencem.
Esta linha separa resultados de diferentes áreas, ou mostra a que área pertencem os resultados seguintes da lista.
O. Um resultado encontrado na pesquisaCorresponde a um conteúdo do Portal, sobre o qual são mostrados vários items (caso existam ou se apliquem):
- Título ; Subtítulo
No título existe uma ligação (link), para uma página de detalhe sobre o conteúdo. Clique nessa ligação se desejar ver mais informação sobre o conteúdo. - Período de Referência ; Periodicidade
- Data de publicação
- Excerto inicial do resumo descritivo
Nas reticências mostradas após o excerto, existe uma ligação (link) para uma página de detalhe sobre o conteúdo. Clique nessa ligação se desejar ver mais informação sobre o conteúdo. - Formato e tamanho do documento
Mostrado para os conteúdos publicados num dos formatos documentais mais usuais (p.ex. PDF, Word, etc.).
P. Paginação dos resultadosMostra o nº total de páginas de resultados, o nº da página visualizada e permite navegar para qualquer uma das páginas de resultados.
Se existir mais do que uma página de resultados, mostra também ligações (links) para navegar nas páginas: ir para primeira página, página anterior, página seguinte ou última página.